Nome limpo?

Assine nossa Newsletter! É Grátis…

Black Friday

ALERTA AOS CONSUMIDORES  

Black Friday de 2017 será no dia 24 de novembro. Período em que muitos consumidores aproveitam para comprar produtos mais em conta. Mas nem sempre os produtos estão tão em conta assim, como já foi constatado em outras edições no Brasil. Por isso fique atento!

No site oficial do evento (www.blackfriday.com.br) que deve reunir mais de 140 lojas virtuais com mais de 6 mil produtos com descontos de até 70%, durante as 24 horas, inclusive com ofertas tentadoras de companhias aéreas.

Mas a Abradecont alerta:  “O consumidor precisa ter muito cuidado na hora da compra para não ser enganado“.

Black Friday Brasil só perde para o Natal em vendas. O que mostra que é realmente uma data em que os consumidores aproveitam e compram muito! Mas não é por isso que você vai despejar sua carteira e tomar decisões que possa se arrepender depois.

Confira algumas orientações:

  • FIQUE ATENTO AO SITE ONDE COMPRA:

– Verifique se o site é confiável. Ou seja, procure em sites especializados de reclamação, se existe algum tipo de ocorrência com relação a este site que esta vinculando a oferta.

– Não é apenas durante a Black Friday que as irregularidades e os golpes acontecem na Internet, mas este evento pode aumentar o número de vítimas se não houver os devidos cuidados.  Para evitar cair em armadilhas o consumidor deve conferir quais lojas estão realmente participando do evento. Assim, você não perde tempo nem se arrisca a cair em algum golpe.

Segundo o site Reclame Aqui, os descontos devem ficar em torno de 30%. Então, desconfie preços muito abaixo da concorrência. Verifique ainda, se o valor ofertado na promoção é a vista ou também é à prazo.

– Guarde todos os documentos relativos à compra dos produtos na Black Friday. Se houver fraude em relação ao desconto por parte da loja ou em caso de o produto não chegar, o consumidor deve buscar seus direitos para ter a oferta integralmente cumprida.

  • COMO EVITAR GOLPES EM SITES:

– Evite  sites desconhecidos. Sites que não tem nenhum tipo de procedência

– Antes de preencher com os dados do cartão de crédito, é aconselhável pesquisar e comparar os preços em outros sites para ter certeza de que a promoção não é enganosa.

– Pesquise se a loja on-line possui loja física.

– Fuja de sites que não apresentam informações como CNPJ, endereço, telefone e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

  • COMO NÃO COMPLICAR AS FINANÇAS:

– Defina quanto você realmente vai poder gastar. Esse será o ponto de corte para decidir o que vai e o que fica da sua lista. É importante fazer isso para que você não extrapole os limites da sua conta bancária e se complique com dívidas depois.

– Faça uma lista do que deseja comprar e verifique o seu orçamento, pois planejar com antecedência é essencial! Então pense em como você quer aproveitar a data, sem comprometer toda a renda.

– Como é impossível saber com antecedência qual será o preço exato de cada produto durante o evento, defina suas prioridades.  Assim fica mais fácil o que é importante e o que poderá ser descartado, se for o caso.

– Pesquise os preços atuais! Infelizmente, até o ano passado houve casos de preços inflados para aparentar descontos que não existiam. O PROCON está atento a esses casos e agora os varejistas já sabem que não dá para enganar os consumidores. Mas é bom ficar de olho! Então, use a sua lista e pesquise como estão os preços hoje e compare com as ofertas.

  • OBSERVE O HORÁRIO DAS PROMOÇÕES:

– Apesar de quase todos os sites envolvidos na promoção ofertarem seus produtos em horários próximos, vale conferir na loja escolhida o horário do inicio das vendas. Assim, o usuário não corre o risco dos estoques se esgotarem antes de comprar o produto pretendido.

– Fique de olho no fuso horário para não haver enganos. Estamos no horário de verão e muitas regiões não acompanham.

  • DENUNCIE IRREGULARIDADES:

– Se você se sentir lesado, denuncie as irregularidades. O site Reclame Aqui oferece uma plataforma especialmente para a Black Friday. E ainda você tem a opção dos Procons locais.

Se você quiser monitorar os descontos, dê uma olhada nesses sites antes de efetuar suas compras.

E boas compras com bons preços!!!!!!

http://www.blackfriday.com.br/
http://www.blackfridaymonitor.com.br/
http://www.econovia.com.br/
https://www.cuponation.com.br/
http://www.baixou.com.br/

 

Postado em Compras online