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DIA DAS MÃES

Fique bem atento aos seus Direitos!

No segundo domingo de maio, comemoramos o DIA DAS MÃES, que este ano cai no dia 13 de maio. Tudo bem que mãe é mãe 365 dias no ano mas esta é uma das datas que mais agitam as vendas no comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal.

Como o consumo aumenta é preciso tomar alguns cuidados antes de efetuar suas compras.

A equipe de advogados da Abradecont – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador – traz aqui alguns alertas para você não cair em armadilhas nesta data tão importante para as mulheres mais importantes de nossas vidas.

 

– Compras em lojas físicas: procure sempre saber sobre a garantia do produto e se pode ser testado antes de ser retirado da loja. É importante também verificar qual o prazo de troca que a loja em que você está comprando oferece em caso de defeito do produto. Isto porque o CDC (Código de Defesa do Consumidor), não estabelece prazo específico para troca, sendo tal prática um ato de mera deliberalidade dos lojistas.

 

– Venda Casada: Muitas lojas na hora de concretizarem uma venda oferecem garantia estendida, seguros e até mesmo títulos de capitalização. A compra de tais serviços  não é obrigatória, já que é vedado pelo CDC, a prática da venda casada. Portanto,  fique atento quando efetuar uma compra, para saber se não estão te empurrando nenhum desses produtos/ serviços embutidos.

 

– Compras On Line:   

Ao realizar uma compra on line o consumidor deve ler atentamente a descrição do produto bem como as condições de compra fazendo comparações entre vários fornecedores. Se possível, entre em contato com o vendedor para checar detalhes, pesquisar preço, formas de pagamento, prazo e taxas de entrega, montagem, se for o caso. Muitas vezes o preço do frete e da montagem não estão bem esclarecidos. Fique Atento!

Verifique os termos da garantia, imprima o comprovante da compra realizada assim como qualquer email recebido referente a transação efetuada para posterior reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor caso seja necessário.

Desconfie quando o preço do produto ofertado estiver muito abaixo do preço de mercado. Então, vale a pena perder um pouco de tempo para checar as informações pois, pode ser um forte indicativo de má-fé.

E não se esqueça que o mais importante é você pesquisar sobre o local em que você está fazendo sua compra:

– Verifique sobre a idoneidade do site, da empresa

– Veja se existe alguma reclamação da empresa relacionada a fraude, a não entrega dos produtos, etc. Você pode ver essas reclamações em sites especializados de reclamações e no www.consumidor.gov.br que traz o ranking das empresas mais reclamadas.

– Troca: as lojas não são obrigadas a trocar roupas, sapatos, bijuterias, cosméticos etc,  que não serviram ou que estão repetidos. Porém é usual que estas trocas sejam feitas nessas épocas de grandes vendas, até mesmo para fidelizar clientes e em alguns casos, quando vão realizar a troca acabam vendendo mais algum produto.

 

 

 

 

 

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