Alimentação

Observe as condições de higiene de restaurantes, lanchonetes, cafés e bares, principalmente das mesas, balcões e dos uniformes e aventais dos funcionários.
As bebidas, como sucos, refrigerantes, chás, cervejas e outras que venham em garrafas, latas ou em embalagem longa vida, devem ser abertas somente na presença do consumidor. Atenção: funcionários que manuseiam alimentos devem obrigatoriamente manter os cabelos presos e protegidos com redes ou toucas.
Não compre alimentos com embalagem danificada. Isso pode indicar contaminação e provocar sérios riscos à saúde.

Restaurantes:
Pesquise sites com cupons de desconto ou com promoções para a reserva. Restaurantes por quilo são uma forma de economizar em alimentação.
Confira outras orientações:
Couvert – sem prévia consulta ao cliente, a lei interpreta o serviço como “amostra grátis”, inexistindo obrigação de pagamento.
Couvert artístico: a cobrança é devida, desde que seja informado antes ao consumidor.
Taxa de serviço: o pagamento da taxa de serviço (10%) não é obrigatório, e sim uma opção do consumidor.
Perda da comanda: é considerada abusiva a cobrança de multa.
Cardápio: restaurantes, bares, casas noturnas e similares são obrigados a afixar o cardápio com os preços, em Reais, logo na entrada do estabelecimento.
Formas de pagamento: a informação sobre formas de pagamento aceitas (cartão de crédito, cheques, tíquetes etc.) deve estar discriminada, de forma clara e de fácil identificação, logo na entrada.
Serviço de manobrista: se o fornecedor oferece serviço de manobrista, ele é responsável pelo pertence do consumidor, em caso de prejuízos.
Estacionamentos: sejam pagos ou gratuitos, estes estabelecimentos são responsáveis pela segurança dos veículos.

Fast Foods e Food Trucks
Essa é uma boa pedida para quem está com pouco tempo. Vale lembrar que esse tipo de refeição geralmente contém ingredientes e acompanhamentos muito calóricos, que podem lhe tirar o sono e brilho de sua viagem.
Os Foods Trucks, uma febre nas grandes cidades do mundo, geralmente ficam concentrados num mesmo local, e você tem várias opções, podendo encontrar inclusive comidas e lanches vegetarianos e veganos.
Para essas opções, dinheiro trocado é bem-vindo.

A diversão das feiras livres
Ótima pedida, porque são econômicas e é possível comer pastéis, frutas e outras iguarias populares e regionais.
É difícil falar de feira e não nos lembrarmos do irresistível pastel. Nas feiras livres e mercados municipais locais, podem ser encontrados pratos típicos e curiosidades, uma boa maneira de se conhecer as origens e a cultura dos moradores. Mas fique atento às condições de higiene do local e das pessoas que manuseiam os alimentos.
Atenção: nenhum estabelecimento comercial ou prestador de serviços pode recusar o pagamento com cartão de crédito ou débito, independentemente do valor a ser pago. É crime previsto no Código de Defesa do Consumidor.