Hospedagem

Veja qual o seu perfil de hospedagem e seu orçamento antes de escolher seu tipo de acomodação: hotel luxuoso, hotel de rede, pousadas, hostel ou aluguel de quarto, apartamento ou casa? Calcule os dias que pretende se hospedar e pesquise pela internet! Pode sair mais barato do que usar agências de viagem ou operadores de turismo. Planeje-se e faça sua reserva com antecedência.

E atenção para:
– Ofertas muito tentadoras que indicam vantagens excessivas;
– Preços oferecidos abaixo dos praticados no mercado;
– Cláusulas contratuais e os tipos de taxas que serão cobradas. Leia tudo atentamente antes de assinar!
Ao contratar antecipadamente os serviços do estabelecimento, exija o envio por escrito com os dados do contrato, os dias a serem utilizados, a categoria do estabelecimento e o tipo de acomodação.

Lembre-se!
– Leve com você o voucher ou comprovante da reserva emitido pelo estabelecimento ou agência de viagem para apresentá-lo no check-in.
– Todo e qualquer valor pago antecipadamente deve ser descontado do total cobrado no momento de saída (check-out).
– Informe-se sobre os horários de check-in e check-out do estabelecimento para não ter que pagar tarifas extras. Esses horários podem variar conforme o tipo de hospedagem.

Prefiro um hotel
– Hotéis: Ficar atento às datas e horários de entrada e saída do hotel, e, para evitar maiores problemas, dê uma ligada antes para confirmar sua reserva. Ah, não se esqueça de estar com o voucher em mãos. Se você quer levar seu bichinho de estimação, verifique se o hotel ou pousada admite a permanência de animais. Veja também se o café da manhã está incluso na tarifa e qual o horário em que é servido. O hotel não é obrigado a servir o café da manhã fora do horário estipulado, a não ser que seja pago à parte.
Ao chegar ao quarto, verifique se tudo funciona perfeitamente: chuveiro, banheira, ar-condicionado, secador de cabelos, TV a cabo, som e telefone, frigobar, Wi-Fi (para acesso à internet) entre outros itens da acomodação.
Se notar que há aparelhos ou objetos quebrados no quarto, avise ao gerente e peça substituição ou conserto.
Anote tudo que for consumido para evitar dúvidas no fechamento da conta. Quando for apresentada a conta, confira todos os valores cobrados. Alguns hotéis possuem parceria com outras empresas, como locadoras de veículos e agências de turismo, o que pode garantir alguns descontos.
A chave do quarto deve estar sempre ao seu alcance e, se tiver uma emergência que o obrigue a sair, leve-a consigo. Nas dependências internas, como piscinas ou sala de ginástica, deixe a chave na recepção.
Guarde objetos de valor no cofre do hotel ou hostel, mas informe-se sobre possíveis custos no check-in.

Hostels são boas opções
Valem os mesmos cuidados de hotelaria, mas, antes de fechar o contrato, levante informações sobre a segurança do local, idoneidade do hostel ou albergue, procure referências. Há uma diferença fundamental entre hotel e hostel ou albergues: as diárias são mais baratas.

Vou alugar um imóvel
Ultimamente, muitas pessoas estão optando por alugar um imóvel, o que pode sair bem mais em conta, principalmente se estiver em grupo. Antes, confira algumas dicas:
– Conheça o imóvel antes de alugar ou garanta boas referências;
– Evite alugar imóvel por meio de anúncio de jornal, não é recomendável. Se puder conhecer o proprietário ou empresa pessoalmente, melhor ainda!
– Avalie a facilidade de acesso e a infraestrutura;
– Quem quer descanso deve levar em conta a proximidade de bares, restaurantes e avenidas ruidosas;
– Se o imóvel for localizado em um condomínio, combine com o proprietário quem paga essa despesa e saiba tudo sobre o acesso à piscina e áreas comuns. Se o imóvel tiver um caseiro, combine ainda quem paga essa despesa;
– Antes de entrar no imóvel, faça uma vistoria. Se houver aparelhos eletrônicos, ligue para ver se funcionam e verifique o estado dos utensílios, como manchas e riscos em sofás, colchões e objetos de decoração;
– Anote a quantidade de utensílios nos armários e gavetas de cozinha;
– Exija um contrato com: localização do imóvel, nome do proprietário, dia de entrada e saída, valor da locação, local de retirada, entrega das chaves e forma de pagamento e, principalmente, relação de objetos e aparelhos disponíveis na casa ou apartamento.