Assine nossa Newsletter! É Grátis…

Black Friday Dicas

ALERTA AOS CONSUMIDORES  
 

O Black Friday de 2019 será no dia 29 de novembro então é hora de pegar
aquele dinheirinho guardado para aproveitar as ofertas que surgem nessa
época. Mas toda atenção é pouco pois a cada momento surgem novos golpes principalmente pela internet e agora pelo Whatsapp.


No site oficial do evento ( www.blackfriday.com.br ) você pode ver quais
empresas estão cadastradas com mais de 8 mil produtos com descontos de
até 70%, durante as 24 horas, inclusive com ofertas tentadoras de companhias aéreas.

Atentos aos golpes que costumam ocorrer nesses períodos de promoções,
a Abradecont – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador – alerta:  “O consumidor precisa ter muito cuidado na hora da compra para não ser enganado”.
Segundo os organizadores, ano passado somente as vendas no e-commerce
foram de R$ 2,6 bilhões, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior (2017).
Para esse ano a expectativa é que esses dados sejam superados, até porque a cada ano aumenta também o número de pessoas conectadas e antenadas com os descontos oferecidos nessa mega promoção de fim de ano.

Confira algumas orientações:  

  • PESQUISE! Antes da data, comece a pesquisar em vários sites os produtos que você pretende comprar. Compare os preços com antecedência e verifique se o que a empresa oferece como “oportunidade” de menor preço, na verdade pode ser o preço que estava sendo cobrado antes do aumento que deram para depois baixar e oferecer como oferta. Alguns sites oferecem a chance de você negociar diretamente com a loja on-line. Dá pra fazer um bom negócio principalmente se pagar à vista. Fique de olho!

Fique atento ao site onde compra

  • Verifique se o site é confiável. Quando o preço está muito abaixo do praticado no mercado desconfie! Pesquise em sites especializados de reclamação, se existe algum tipo de ocorrência com relação a este site que esta vinculando a oferta. É preciso se garantir antes de efetuar o pagamento. Confirme se o valor ofertado na promoção é válido tanto para pagamentos à vista quanto a prazo.

Para não cair em armadilhas veja quais lojas participantes do evento no próprio site oficial da Black Friday (www.blackfriday.com.br). Você não perde tempo nem se arrisca a cair em algum golpe.

  • Guarde todos os documentos relativos à compra dos produtos na Black Friday.  Printe todas as telas e salve no seu computador ou na nuvem. E salve os comprovantes numa pasta para se garantir. Se houver fraude em relação ao desconto por parte da loja ou não entrega do produto, o consumidor deve buscar seus direitos junto aos órgãos especializados para ter a oferta integralmente cumprida.

Como evitar GOLPES

  • Evite entrar em sites desconhecidos. Aqueles que não possuam nenhum tipo de procedência.
  • Antes de preencher os dados do seu Cartão seja de Crédito ou Débito, é bom pesquisar preços em vários sites, fazer comparação com a oferta encontrada para ter a certeza de que a promoção não vai trazer dores de cabeça podendo até mesmo perder o dinheiro gasto.
  • Pesquisa se o site possui loja física
  • Fuja de sites que não apresentam informações como CNPJ, endereço, telefone e Atendimento do SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

TROCA

Nas compras Online: produtos com defeito podem ser devolvidos sem custo para o consumidor no prazo de 7 dias, contados a partir do recebimento. Na loja física o prazo é de 30 dias.

  • Não entrega do produto: Se o produto não chegou ou está fora do prazo de entrega,

Fora do Prazo

Montagem: geralmente a montagem de móveis não está incluída no valor da compra do produto. Veja tudo isso antes de efetuar o pagamento.

CUIDADO COM SUAS FINANÇAS

  • Defina quanto você realmente vai poder gastar. Esse será o ponto de corte para decidir o que vai e o que fica da sua lista. É importante fazer isso para que você não extrapole os limites da sua conta bancária e se complique com dívidas depois.
  • Faça uma lista do que deseja comprar e verifique o seu orçamento, pois planejar com antecedência é essencial! Então pense em como você quer aproveitar a data, sem comprometer toda a renda.
  • Como é impossível saber com antecedência qual será o preço exato de cada produto durante o evento, defina suas prioridades.  Assim fica mais fácil o que é importante e o que poderá ser descartado, se for o caso.
  • Pesquise os preços atuais! Infelizmente, algumas empresas aumentam os preços antes da Black Friday para aparentar descontos que, na verdade não existem. Os órgãos de Defesa do Consumidor em todo o pais estão atentos a esses casos. Mas é bom ficar de olho! Então, use a sua lista e pesquise como estão os preços hoje e compare com as ofertas.

Observe o horário das promoções:

  • Apesar de quase todos os sites envolvidos na promoção ofertarem seus
  • produtos em horários próximos, vale conferir na loja escolhida o horário do inicio das vendas. Assim, o usuário não corre o risco dos estoques se
  • esgotarem antes de comprar o produto pretendido.
  • Fique de olho no fuso horário para não haver enganos. Estamos no horário de verão e muitas regiões não acompanham.

DENUNCIE IRREGULARIDADES:

Se você se sentir lesado, denuncie as irregularidades. O site Reclame
Aqui oferece uma plataforma especialmente para a Black Friday. E ainda você tem a opção dos Procons locais ou no site do governo federal (www.consumidor.gov.br). Os advogados da ABRADECONT estão sempre de olho para garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido.

Postado em Compras online