Carnaval sem problemas

Carnaval 2020

Carnaval chegando e que tal ficar atento aos seus direitos? Assim você e seus amigos poderão  aproveitar para brincar e se divertir nesta que é a maior festa popular do pais.

Confira algumas dicas elaboradas pela ABRADECONT – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e Trabalhador, sob a orientação da advogada Rosa Rodrigues, especialista em Direito do Consumidor.

Antes de tudo, faça um planejamento diário de quanto pretende gastar com hospedagem, transporte, passeios, alimentação e compras. Lembre-se de que sempre se gasta um pouco mais do que o planejado, então…esteja preparado!

Hospedagem:

São várias opções e você pode escolher a que melhor se encaixa no seu bolso. Mas sempre guarde o voucher ou comprovantes da reserva para evitar problemas quando for fazer o check in. Caso não tenha feito reserva, tente encontrar albergues ou hostels em sites especializados de busca ou até mesmo ouvindo referências de conhecidos.

A plataforma Airbnb oferece hospedagens alternativas. Os anúncios estão disponíveis na plataforma –  https://www.airbnb.com.br

Blocos e Escolas de Samba: Muitos blocos no Rio de Janeiro são abertos ao público. Outros vendem abadás então fique atento para pegar o seu na data e horários previstos pelos organizadores. A mesma dica vale para quem vai sair em escolas de samba na Sapucaí.

Ingressos Sambódromo – pela internet ou em lojas de turismo autorizadas, você ainda consegue comprar seu ingresso. Se a ideia for ir direto para o Sambódromo cuidado com a ação de cambistas que costumam agir nessa época. Você pode comprar ingresso falso e aí já perdeu o dinheiro e não tem mais volta.

Documentos: Fique atento para guardar bem seus documentos cartões, dinheiro e principalmente celular. Acondicionar numa pequena uma bolsa dentro da roupa é uma forma de se precaver.

Ao perder os documentos, as chances de sofrer fraudes de identidade dobram. Por isso, sempre tome muito cuidado. Algumas dicas úteis:

– Prefira sempre levar uma cópia autenticada dos seus documentos ao invés dos originais;

– Se onde você se hospedar tiver um cofre, aproveite para guardar seus documentos originais;

– Se for levar seus documentos com você, faça uso de bolsos escondidos ou mochilas com compartimentos disfarçados;

– Confira sempre seus documentos antes de sair e ao voltar ao hotel;

– Fique bem atento à movimentação ao seu redor nos blocos e locais de grande aglomeração e cuide dos seus pertences.

– Tenha sempre os telefones de atendimento 24h de bancos e endereços de delegacias de polícia.

Perdi meus documentos ou fui roubado, o que devo fazer?

Primeiro de tudo, não se desespere. Você pode criar um alerta no SerasaConsumidor por e-mail ou pelo correio. Existem dois tipos de alertas, confira qual se adequa ao seu caso:

1.    Acha que perdeu seus documentos, faça:um

a.    Alerta Provisório – Acesse http://www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos/

b.    Clique em “Quero me Cadastrar”

c.    Preencha os seus dados e pronto! Você cadastra o alerta online com validade de 10 dias úteis para documentos e 3 dias úteis para cheques. Assim, você minimiza os riscos de fraude no seu nome e ganha tempo para sustar os cheques no banco e dar entrada na 2ª via dos seus documentos.

2.    Tendo a certeza que foi roubado, faça um Alerta Permanente.

a.    Vá até a delegacia de Polícia Civil mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência ou faça-o via internet. Para os eventos ocorridos no Rio de Janeiro, você pode acessar: https://dedic.pcivil.rj.gov.br

c.    Acesse http://www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos/ e preencha a declaração de inclusão disponível para download.

c.    Imprima o documento, assine e junte com a cópia do boletim de ocorrência. Envie tudo para atende.consumidor@br.experian.com e depois confirme o envio dos documentos pelo telefone: (11) 3373-7272.

Transportes: Em época de grandes eventos como o Carnaval, prefira o transporte público. É mais seguro e lhe oferece acesso mais próximo aos locais dos blocos ou Desfile das Escolas de Samba na Sapucaí. A melhor pedida é mesmo o metrô o compre com antecedência seu bilhete para evitar filas.

Lembre-se de ter um dinheiro trocado à mão para evitar pegar a carteira, pode ter alguém de olho…..

Se for pegar carro por aplicativo sempre confira os dados do veículo e do motorista para sua segurança. Evite pegar carros particulares ou táxis que não estejam com o cartão de identificação visível para o passageiro. Muitos motoristas podem se passar por serem de aplicativos e/ou táxis piratas, para aplicarem golpes como corridas mais caras ou até mesmo furto ou roubo. Além do que o congestionamento em locais de saída ou passagem de blocos e o desfile no sambódromo são imensos. Confira sempre o valor a ser pago no final da corrida!  

Alimentação:

Observe as condições de higiene de restaurantes, lanchonetes, cafés e bares, principalmente das mesas, balcões, uniformes e aventais dos funcionários.

Hidrate-se para brincar o carnaval! Bebidas, como sucos, refrigerantes, chás, cervejas e outras sejam em garrafas, latas ou em embalagem longa vida, devem ser abertas somente na presença do consumidor. Atenção: funcionários que manuseiam alimentos devem obrigatoriamente manter os cabelos presos e protegidos com redes ou toucas.

Não compre alimentos com embalagem danificada, isto pode indicar contaminação e pode provocar sérios riscos à saúde.

Se for a um restaurante, pesquise sites com cupons de desconto ou com promoções para a reserva.

Uma boa forma de economizar são os restaurantes por quilo.

Couvert – quando os garçons colocam cestinhas de pães, azeitonas, torradas, manteigas etc., sem prévia consulta ao cliente, a lei interpreta o serviço como “amostra grátis”, inexistindo obrigação de pagamento. O melhor é sempre perguntar ao garçom se este serviço é cobrado à parte.

Couvert artístico: a cobrança é devida, desde que o consumidor seja informado antes.

Taxa de serviço: o pagamento da taxa de serviço (gorjeta) não é obrigatório e sim uma opção do consumidor. Em geral, bares e restaurantes cobram 10% do valor total da conta. Coagir o consumidor para pagá-la configura crime!

Perda da comanda: é considerada abusiva a cobrança de multa, caso o consumidor venha a perder a comanda de consumação.

Cardápio: restaurantes, bares, casas noturnas e similares são obrigados a afixar o cardápio com os preços, em Reais, logo na entrada do estabelecimento.

Formas de pagamento: a informação sobre formas de pagamento aceitas (cartão de crédito, cheques, tíquetes etc.) deve estar discriminada, de forma clara e de fácil identificação, na entrada do estabelecimento.

 Respeite a natureza!

Evite jogar seu lixo pelas ruas e calçadas. A Prefeitura do Rio colocou cercas em volta de parques, jardins e áreas de preservação ambiental por onde blocos de carnaval vão passar. Respeite os limites e evite passar sobre esses locais.

Lugar de lixo é no lixo. Por isso em todo o trajeto a Prefeitura do Rio está colocando 600 containers para descarte do lixo dos foliões. Mas você pode ser um agente trazendo seu saquinho para colocar seu lixo. Usando a criatividade você ainda pode usar como adereço de sua fantasia.

Importante- nunca faça xixi na rua! Prefira banheiros químicos instalados pela cidade. Serão 32.536 mil posições de banheiros distribuídas nos trajetos dos desfiles de blocos para atender aos mais de 7 milhões de foliões, esperados para esse carnaval, segundo a Riotur.

Você também pode optar por usar banheiros em restaurantes e bares que costumam cobrar uma pequena taxa para uso para quem não está consumindo no local.

Ah, fazer xixi na rua pode pesar no seu bolso! A multa é de R$ 607,54. 

Postado em Dicas